Apesar de ser nossa principal fonte de realização e felicidade, encontramos dificuldade em dar e receber o amor. O convívio diário com as outras pessoas muitas vezes causa frustração e insatisfação. Neste, livro, o autor tenta decifrar o motivo de isto acontecer a partir da sua experiência como conselheiro matrimonial e familiar que já testemunhou e resolveu milhares de impasses entre parceiros, cônjuges, pais, filhos e amigos.
As perguntas que orientaram a sua pesquisa são: O que carateriza as pessoas capazes de amar e as diferencia das que demonstram pouca consideração com os outros? Como se desenvolvem esses traços de caráter, que se manifestam em atos nas relações amorosas? De que forma incorporá-los para que o amor se torne verdadeiramente um estilo de vida capaz de nos fazer felizes e realizados?
O autor apresenta as sete caraterísticas das pessoas capazes de amar: gentileza, paciência, capacidade de perdoar, cortesia, humildade, generosidade e honestidade. E demonstra como desenvolver cada um desses traços, que promovem companheirismo, cumplicidade e alegria, até que se incorporem à nossa personalidade e se tornem um estilo de vida.
Reunindo histórias verdadeiras, conselhos inspirados e exercícios simples e práticos, este livro estimula a reflexão sobre os nossos comportamentos concretos e mostra como pequenas mudanças de atitude podem tornar os relacionamentos mais gratificantes.