Sinfonia del Alma
Marcos Witt
CD
Categoria: Louvor e Adoração
Cada vez que um músico de renome lança um novo trabalho, uma expectativa imensa é gerada. Marcos Witt é um dos maiores nomes da música gospel mundial. Suas canções fazem parte da história moderna da igreja evangélica. Seu trabalho brilhante já o presenteou com quatro prêmios Grammy de melhor álbum em língua espanhola.
Nascido em 1962, seu pai, Jerry Witt, faleceu quando Marcos completou os 2 meses de idade. Sua mãe, Nola Holder se casou novamente com Francisco Warren que assumiu Marcos como filho e também atuou como guia espiritual, levando-o a conhecer o protestantismo. Ainda jovem foi designado como ministro musical em uma congregacão cristã de San Antonio e estudou música clássica na Universidad de Juarez, em Durango (México). Logo continuou sua preparação musical e ministerial na Universidade de Nebraska e em um conservatório privado.
Seu primeiro disco “Canción a Dios”, produzido em 1986, marca o início formal de sua carreira musical. Porém foi em 1991 com o disco “Proyecto AA” que internacionalizou sua música (entre algunas canções se destaca "Renuévame" (Renova-me), música que atualmente se canta em todas as igrejas cristãs). Em 1986 se casou com a americana Miriam Lee, de quem tem quatro filhos (Elena Jannette, Jonathan David, Kristofer Marcos y Carlos Franklin). Também fundou uma gravadora chamada CanZion Producciones, que administra sua carreira e também de outros cantores de música cristã contemporânea latina. Além de presidir a CanZion Producciones fundou também o selo Pulso Records e Más que Música. Também fundou o Instituto CanZion.
Durante sua carreira realizou numerosos concertos, como a celebração noturna (denominada "Homenaje a Jesus"), no Estádio Azteca, Cidade do México, e em outros lugares da América Latina.
Em setembro de 2002, Marcos Witt passou a ser pastor da comunidade hispana da Lakewood Church (uma das maiores igrejas evangélicas do mundo). Ao longo de sua trajetória Marcos Witt se apresentou em diversas cidades e países como Panamá, Brasil, México, Colômbia, Porto Rico, Chile, dentre outros. (Sua biografia pode ser encontrada no livro Acenda uma luz distribuído no Brasil pela BV Filmes.
Podemos afirmar que, Marcos Witt está para a América de língua espanhola assim como Adhemar de Campos está para o Brasil. E nesse mesmo ímpeto, sem que houvesse contato entre ambas as partes, os dois lançaram projetos bastante parecidos, regravando seus clássicos com o acompanhamento de uma orquestra.
Sinfonía Del Alma é um ótimo álbum que revela o bom gosto deste adorador. Durante o repertório sentimos falta de um ou dois hinos de celebração e até mesmo de algum convidado para dividir os vocais com Witt. Apesar dessa ausência, estes detalhes não abalam em nada o conjunto da obra.
O encarte, que possui uma diagramação explorando um visual barroco, traz as letras dos louvores no idioma original.
O disco inicia com uma abertura composta por Carl Marsh e segue apresentando as canções de forma orquestrada, o que lembra a trilha sonora de um filme hollywoodiano. Mas esse sentimento de filme não é estranho, principalmente porque a execução dos arranjos clássicos ficou sob a responsabilidade da competente Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga (República Tcheca). Trata-se simplesmente da mais requisitada orquestra para a composição de trilhas sonoras de Hollywood.
O repertório de contrição e entrega segue por Tengo Sed que inicia com uma interpretação piano e voz. Na segunda parte a orquestra marca presença dando um gostinho do que vamos curtir no decorrer do disco. uan Hermoso mantém a idéia harmônica e melódica do hino anterior. A diferença estão nos violinos e violoncelos que preenchem os espaços do arranjo desde a introdução.
Marcos segue ministrando as canções com autoridade e interpretação empolgantes. Mas El Dios de Toda Gracia possui efeitos ressonantes desde as primeiras frases de piano.
Gracias explora com maestria as opções de timbre e de dinâmica da orquestra. Palavras são insuficientes para descrever o arranjo deste hino. Com certeza é um dos melhores do álbum.
Um dos hinos clássicos do cantor dá seqüência ao repertório. dispensa comentários. Witt interpreta muito bem suas canções, mas é nessa que ele se solta mais.
O louvor emenda com Tu Misericordia e Temprano Yo Te Buscaré que dão continuidade a atmosfera de adoração contemplativa.
O pianista David Huntsinger acompanha Marcos e a orquestra com um virtuosismo impar, mas é em Te Necessito más que Ayer e em Dios Ha Sido Bueno que ele faz a diferença, usando e abusando de ornamentos pianísticos cativantes e envolventes.
O repertório termina com Al Estar Aquí que é guiada por violinos explorando frases agudas muito bem trabalhadas. Podemos ainda curtir uma faixa bônus gravada em estúdio. Anhelo Tu Gloria é ministrada com Witt cantando e tocando piano.
Sinceramente, pra quem curte um instrumental de qualidade, totalmente diferente de muita coisa que ouvimos hoje em dia, seja na música gospel, seja na música secular, este álbum é indispensável.
Lista de faixas:
1. |
Obertura |
2. |
Tengo Sed |
3. |
Cuan Hermoso |
4. |
Mas el Dios de Toda Gracia |
5. |
Gracias |
6. |
Renuevame |
7. |
Tu Misericordia |
8. |
Tempramo Yo Te Buscare |
9. |
Te Necesito Mas que Ayer |
10. |
Dios Ha Sido Bueno |
11. |
Al Estar Aqui |
12. |
Anhelo Tu Gloria |
13. |
Poema de Salvacion |
14. |
Santa la Noche |